SERVIÇOS

Reforma da Máquina de Escrever

A reforma só é indicada em casos extremos onde a máquina está muito danificada não tendo está mais nada de original, tal como pintura, niquelação, etc... Nesses raros casos a reforma é o mais adequado, é exposto ao cliente todos os procederes, e este terá uma visão muito clara de como a máquina irá ficar quando pronta.

  • PRIMEIRA FASE

    Após o orçamento e a aprovação do cliente é corrigido primeiramente os defeitos mecânicos da máquina. Após o conserto começa a reforma.

  • SEGUNDA FASE

    A máquina é totalmente desmontada, as peças são niqueladas ou cromadas, o chassi e as partes de (carenagem) ou chaparia são pintadas com a cor e a tonalidade mais próxima possível da cor original.

  • TERCEIRA FASE

    O cilindro (rolo de borracha onde é colocado o papel para a escrita) é trocado juntamente com os roletes de borracha que situam-se na parte inferior do cilindro, também são trocados os pés da máquina.

  • QUARTA FASE

    Após pinturas, cromagens, serviço de solda, serviço de torno e novas peças que se fizerem necessárias estiverem prontas, começa a fase da montagem da máquina de escrever.

  • QUINTA FASE

    Após a montagem da máquina é feito todos os ajustes mecânicos, a maquina receberá novos decalques, são como os decalques originais com a marca da máquina.

  • SEXTA FASE

    Finalmente a máquina estará pronta para ser entregue ao seu feliz proprietário o qual esboçara um sorriso de alegria ao ver sua bela máquina a qual pensava tela perdido para sempre.

Restauro da Máquina de Escrever

O restauro é indicado em casos em que a máquina de escrever apresenta um grau elevado de ferrugem, em várias partes tanto na parte interna com sua mecânica como na parte externa com sua estrutura de ferro e partes niqueladas, a pintura pode estar danificada, mas em muitos casos esta aparência de irrecuperável é apenas aparentemente, pois as máquinas antigas de escrever foram construídas com muita qualidade, por esse motivo muitas maquinas esquecidas por muitos anos em porões ou em lugares onde ficaram mal protegidas, contudo estão em condições de serem restauradas, pois as mesmas mantêm uma boa parte de sua originalidade mesmo sob grande quantidade de elementos danosos a sua conservação. Após um detalhado exame da maquina é dado o orçamento e explicado com detalhes o restauro a ser feito, o cliente terá uma idéia muito clara de como ficará a máquina. Como colecionador e restaurador prezo por manter a máquina o mais próximo possível de sua originalidade.

  • PRIMEIRA FASE

    A máquina é consertada para ter a certeza do que pode ou não ser feito. Em seguida a maquina é desmontada e todas as suas peças são separadas.

  • SEGUNDA FASE

    O chassi da máquina é lavado e sua pintura é polida, são feito retoques nas partes danificadas da pintura. Os pés da máquina são colocados se a maquina não tiver os pés ou se os mesmos estiverem danificados serão trocados.

  • TERCEIRA FASE

    As partes de aço que são niqueladas são lavadas com solução especial, é removida toda ferrugem, em seguida as peças são polidas, em seguida recebem óleo anti-ferruginoso e lubrificante.

  • QUARTA FASE

    O cilindro (rolo de borracha onde é colocado o papel para a escrita) pode ser recuperado ou trocado, também são trocados os pequenos roletes de borracha que situam-se na parte inferior do cilindro.

  • QUINTA FASE

    Toda parte da carenagem da máquina é lavada e sua pintura restaurada se esta estiver em condições de ser recuperada. Carenagem ou chaparia são as partes que em certas máquinas cobrem suas laterais e partes traseira da máquina, estás peças são removíveis para o livre acesso a parte interna da máquina.

  • SEXTA FASE

    O teclado da máquina (no caso de ser anelado) recebe um tratamento especial. Os teclado das máquinas mais antigas usam um sistema de anéis de metal para fixar um pequeno vidro sobre a tecla onde pudesse ver a letra que está desenhada em um celulóide. O anel é aberto e é retirado o vidro e o celulóide. O vidro e o anel são lavados e polidos, o anel recebe banho de óleo lubrificante, o celulóide é limpo e se possível recuperado. No caso de faltar algum vidro, anel, celulóide, parafusos ou outros elementos estes serão trocados dentro das possibilidades.

  • SÉTIMA FASE

    Toda parte da carenagem da máquina é lavada e sua pintura restaurada se esta estiver em condições de ser recuperada. Carenagem ou chaparia são as partes que em certas máquinas cobrem suas laterais e partes traseira da máquina, estás peças são removíveis para o livre acesso a parte interna da máquina.

  • OITAVA FASE

    Após a máquina estar montada é feita a regulagem de diversas partes da mecânica como espaçamento, tabulador, cilindro, bloco de escape, vibrador, campainha, margeador e alinhamento da escrita através de ajustes mecânicos e de regulagem das barras de tipo e outros necessários. Cada máquina requer tratamento diferenciados dado aos seus defeitos.